Alimentos Que Favorece Uma Boa Noite De Sono


Alimentos Auxiliam O Sono
Aveia
A aveia é um dos poucos alimentos que contêm melatonina, a substância produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, que é mais conhecida como hormônio do sono.
Grãos integrais
Outros grãos e cereais que podem contribuir para uma boa noite de sono, mesmo estando presentes em alimentos como pães, torradas e biscoitos integrais.
Isso acontece porque esses alimentos fornecem carboidratos que estimulam a produção de insulina, um hormônio que facilita a entrada do triptofano no cérebro, aumentando a produção de serotonina e melatonina.
Banana
A banana é rica em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina e da melatonina. Por ser rica em carboidratos, ela também estimula a insulina, que facilita a utilização do triptofano pelo cérebro.
Além disso, essa fruta contém magnésio, um mineral que contribui para a qualidade do sono por participar da produção de serotonina e reduzir os níveis de cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse.
Castanhas e sementes
Alimentos como amêndoas, castanha-do-pará, nozes, chia, linhaça e sementes de girassol também são fonte de triptofano. Além disso, esses produtos fornecem magnésio, que combate os efeitos do hormônio do estresse.
Esse mineral também estimula a fabricação do GABA, um neurotransmissor que atua no relaxamento muscular e reduz a ansiedade e a agitação.
Grão-de-bico e outras leguminosas
As leguminosas, como grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja, também oferecem triptofano, favorecendo a produção de serotonina e melatonina.
Além disso, esses alimentos contêm vitaminas do complexo B, como a niacina (B3) e a piridoxina (B6), que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Chá de camomila com mel
A camomila é capaz de aumentar os níveis cerebrais de glicina, um aminoácido que atua como relaxante muscular e favorece a sensação de calma e tranquilidade.
Para adoçar o chá, recomenda-se utilizar uma pequena quantidade de mel: esse alimento ajuda a reduzir os efeitos da orexina, uma substância conhecida por nos manter acordados e em estado de alerta.
Kiwi
O kiwi contém substâncias antioxidantes que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.