TPM-Menopausa

TPM/Menopausa

Todo mês, mulheres em idade fértil apresentam sintomas físicos ou psíquicos da Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM. Essa alteração de humor, normalmente, aparece na semana que antecede a menstruação, interrompendo nos primeiros dias após o início do sangramento.

O Que Consumir?
O melhor será alimentos ricos em L-triptofano: banana, nozes, leguminosas (feijões, lentilha), aveia, abacate e mel: auxiliam no combate à irritabilidade, fadiga, insônia, compulsão alimentar, por doces principalmente, pois são precursores da serotonina, hormônio conhecido por trazer sensação de bem-estar e felicidade. Pensando ainda nos precursores da serotonina, são indicados alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como linhaça, semente de girassol e cereais integrais.
Aumentar o consumo de água: o período da TPM pode gerar inchaço, proveniente da retenção de líquidos. Uma boa dica é preparar uma receita de água saborizada (incluir rodelas de frutas na água) e consumir bem gelada.
Alimentos anti-inflamatórios: são muito importantes, já que auxiliam na diminuição das cólicas menstruais, dores de cabeça e nos seios. Alimentos que podemos incluir são: ômega 3,6,9 (oleaginosas, cereais integrais e peixes como o salmão).
Evite o consumo:
Cafeína, refrigerantes, alguns tipos de chá como chá preto e chá verde e bebidas energéticas, pois essas aumentam o hormônio do estresse e diminuem a produção de serotonina. O sódio contribui para a retenção hídrica, o inchaço característico desse período (principalmente nos pés e pernas) e a sensação de ganho de peso. Portanto, longe do sódio.
Evite o excesso de álcool. A bebida pode provocar desidratação e aumentar a eliminação de nutrientes importantes, inclusive para amenizar os sintomas.

Pratique atividade física, pois a mesma contribui para o bem estar físico e emocional.