Menopausa


A menopausa é caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana.
Ovários param de produzir estrogênio e progesterona. A menopausa geralmente acontece entre os 40-50 anos de idade.
Alguns sintomas podem começar aparecer alguns anos antes da menopausa. Esta fase é chamada de perimenopausa ou pré-menopausa, oferecendo uma oportunidade de preparação emocional e física pra a transição que está por vir.
O tratamento de reposição de hormônios sintéticos traz enormes riscos à saúde, contribuindo em alguns casos para o aparecimento de câncer de mama e problemas cardíacos.
No entanto, quando a mulher pratica atividade física e se alimenta bem, as suprarrenais geralmente reagem a menopausa gerando hormônios precursores como pregnenolona e o DHEA, que são convertidos em estrogênio, progesterona e testosterona, não necessitando em alguns casos da reposição hormonal.
Sintomas Mais Comuns:
– Suspensão da menstruação;
– Ondas de calor;
– Secura vaginal;
– Sudorese noturna;
– Insônia;
– Palpitações cardíacas;
– Dores de cabeça;
– Redução da libido;
– Alterações no humor;
– Cansaço;
– Dor nas juntas;
– Alterações na pele (acne, pêlos faciais, queda de cabelo).
Alimentação
Adote uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas( é quando se deve desembrulhar menos e descascar mais).
Esses alimentos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormonal. Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis.
Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio.
Alimentos que devem ser evitados
Reduzir o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada para proteção de problemas cardíacos.
Evitar bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes…), pois eliminam o cálcio do organismo. Cafeína e álcool.
#dicasdapatymenezesmenopausa
#patymenezesnutricaoemenopausa