O Poder Do Abacate


Hoje Eu Trago Para Voc√™ As Riquezas Do Abacate ūü•Ď
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As frutas podem auxiliar no processo de emagrecimento e proporcionar saciedade.
Enquanto a maioria delas √© rica em carboidratos, o abacate √© composto, em sua maior parte, por gorduras.
Mas, não precisa se assustar, a princípio, essa característica pode parecer ruim. Entretanto, os lipídeos presentes no abacate são muito saudáveis e a fruta pode ser uma ótima opção na estruturação de uma dieta balanceada.
✅O que é o abacate?
O abacate √© uma fruta origin√°ria do M√©xico e Am√©rica Central, pertencente √† esp√©cie Persea americana. Hoje, gra√ßas √†s hibridiza√ß√Ķes, e milhares de anos de cultivo, existem in√ļmeras variedades da fruta, cujos principais produtores na atualidade s√£o M√©xico, Chile, Estados Unidos, Indon√©sia, Rep√ļblica Dominicana, Col√īmbia, Peru, Brasil, China e Guatemala.
Externamente, o abacate é verde vivo e conforme amadurece se torna mais escuro, quase preto. A polpa é verde-clara ou amarelada e tem textura cremosa.
‚úÖPropriedades do Abacate
Um abacate pequeno, com 150g de polpa (1 xícara aproximadamente), fornece 240 calorias, 22g de gorduras, 13g de carboidratos, 3g de proteinas e 10g de fibras.
A quantidade de fibras presente no abacate também impressiona. 10g correspondem a 40% de toda a quantidade de fibra recomendada diariamente.
Além dos macronutrientes, o abacate contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. Destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, p
Fonte rica de nutrientes e vitaminas 
O abacate é um tesouro de vitaminas e nutrientes importantes para o equilíbrio de um organismo. Ele é rico em sais minerais como Potássio, Ferro, Cálcio e Magnésio. Você poderá usufruir de diversos benefícios do abacate, que veremos mais abaixo, através das vitaminas A, C, E, K e vitaminas de complexo B.
✅Aumenta a absorção de Carotenoides
Muitos alimentos possuem pigmentos de coloração vermelha ou alaranjada em sua composição, que são os chamados carotenoides. Exemplos são batata-doce, mamão, cenoura, manga, espinafre, beterraba e brócolis.
No organismo humano, os carotenoides atuam como antioxidantes e precursores da vitamina A, que √© essencial para a sa√ļde ocular. Por ser lipossol√ļvel, a absor√ß√£o dessas subst√Ęncias √© potencializada pela presen√ßa de gorduras na refei√ß√£o, por√©m, os alimentos que as cont√™m s√£o muito pobres em lip√≠dios. Assim, pesquisadores estudaram a associa√ß√£o entre a absor√ß√£o de carotenoides presentes naturalmente nos alimentos √† ingest√£o conjunta de abacate.
O abacate é rico em gorduras saudáveis e potencializou a absorção dos carotenoides em 2 a 6 vezes em comparação à refeição sem abacate. Além da absorção, o abacate indicou melhorar também a conversão dos carotenoides em vitamina A.
Além disso, o próprio abacate contém carotenoides. O mais abundante é a crisantemaxantina, mas também são encontrados neoxantina, transneoxantina e luteína, como foi visto mais acima.
✅Poder anti-inflamatório
Voc√™ que convive com incha√ßos, desconfortos e vermelhid√Ķes devido a artroses, reumatismos e gotas, frequentemente √© aconselhado por m√©dicos a adotar uma dieta regular para auxiliar no tratamento, n√£o √© verdade? Ent√£o tente adicionar o abacate a suas refei√ß√Ķes. Ele ser√° muito eficiente nos resultados e reduzir√° os impactos em sua sa√ļde e no corpo.
O benefício pode ser reconhecido pelo efeito positivo do abacate sobre o colesterol HDL, considerado colesterol bom, responsável pela proteção das artérias, e não pela destruição dessas. Ele pode auxiliar na dilatação das artérias e em diversas mudanças corporais benéficas para o funcionamento equilibrado e regular de seu organismo. Esse benefício do abacate é proporcionado pela vitamina E, que induz as gorduras a assumirem poder anti-inflamatório.
Os componentes do abacate, como as gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, vitaminas E e C, além dos carotenoides, ajudam a combater a inflamação causada pela artrite melhorando a qualidade desses pacientes.
‚úÖReduz estresse
O abacate cont√©m uma subst√Ęncia chamada glutationa, a qual reduz os efeitos do cortisol, horm√īnio caracter√≠stico do estresse. O excesso desse horm√īnio tamb√©m dificulta o processo de redu√ß√£o de peso. A glutationa tamb√©m beneficia a desintoxica√ß√£o de seu organismo e melhora o funcionamento de seu f√≠gado, fazendo assim da melhor elimina√ß√£o de toxinas mais um dos benef√≠cios do abacate.
‚úÖMelhora a sa√ļde cardiovascular
Incluir o abacate a uma dieta balanceada tem mostrado ser eficaz na prevenção e combate a diversas doenças cardiovasculares, melhorando os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea.
Um dos fatores que contribuem para esses benef√≠cios do abacate √© a sua composi√ß√£o lip√≠dica, como as gorduras monoinsaturadas, especialmente o √°cido oleico, que representa 68% da gordura presente na fruta e em muitas pesquisas foi associado a efeitos ben√©ficos sobre a sa√ļde cardiovascular, al√©m de melhorar a fun√ß√£o cerebral e proporcionar um melhor crescimento e renova√ß√£o das c√©lulas. 
Outros componentes muito importantes s√£o os fitoester√≥is, que incluem o beta-sitosterol, campesterol e estigmasterol. Eles t√™m um papel anti-inflamat√≥rio importante, o que tamb√©m beneficia a preven√ß√£o de complica√ß√Ķes vasculares.
‚úÖEvita o envelhecimento precoce e trata a pele
O poder dos antioxidantes pode reduzir os efeitos mal√©ficos causados pelos radicais livres √† pele. A renova√ß√£o constante das c√©lulas oferece mais vitalidade e sa√ļde aos seus tecidos. Sua pele poder√° permanecer mais tempo hidratada e cheia de nutrientes.
Vitamina E e carotenoides ajudam a evitar os danos oxidativos que levam à formação de rugas e linhas de expressão, e a vitamina C participa na produção de colágeno e elastina, os principais componentes estruturais da pele.
✅Ajuda na construção de massa muscular
Um estudo submeteu por 3 semanas dois grupos a dois tipos de dieta, uma rica em gorduras saturadas (√°cido palm√≠tico) e a outra rica em gorduras monoinsaturadas (√°cido oleico) que continham as mesmas quantidades de calorias. O resultado demonstrou que a disposi√ß√£o para atividade f√≠sica foi quase 14% maior no grupo que seguiu a dieta rica em √°cido oleico. Eles mantiveram um metabolismo mais acelerado ap√≥s as refei√ß√Ķes. Assim, o abacate ainda pode fornecer uma energia extra, a partir de fontes lip√≠dicas muito saud√°veis, para os treinos intensos requeridos para a constru√ß√£o de m√ļsculos.
O consumo regular desse tipo de gordura tamb√©m est√° associado a uma melhora na s√≠ntese de testosterona e horm√īnio do crescimento, dois fatores importantes para a s√≠ntese proteica na musculatura, inclusive para mulheres.