Nutrição Na Primeira Infância


Dicas de Nutrição na Primeira Infância
Estimular o consumo de alimentos saudáveis nos primeiros anos de vida ajuda a criança ter uma boa relação com a comida.
A primeira infância, é o período compreendido entre 0 e 6 anos de vida, é em um mundo. Os bebês observam, sentem e exploram o ambiente e cada mínimo detalhe basta para estimular a curiosidade deles.
Com a comida não é diferente. Os alimentos oferecidos nos primeiros dois anos de vida da criança é fundamental para formar um hábito alimentar saudável nos pequenos. De acordo com o Guia Alimentar Para Crianças Menores de 2 Anos (MS 2018) que será publicado ainda neste 2º semestre de 2018,  a alimentação nessa fase da vida deve ser caracterizada por variedade, equilíbrio e prazer.
A mudança para a comida nem sempre é tarefa fácil para os pais, que muitas vezes enfrentam a rejeição dos filhos aos alimentos recomendados.  
✅Criando uma boa relação com a comida – De grande importância.
Comer muito não significa comer bem. A quantidade de alimentos ingeridos será estabelecida pela criança, que decide de acordo com seu apetite. O mesmo alimento pode ser bem aceito em uma refeição e rejeitado na semana seguinte, é muito comum acontecer dessa maneira.
É de fundamental importância a consciência dos pais em relação a doces como biscoitos recheados, refrigerantes, sucos industrializados em geral, alimentos ultraprocessados e os fast foods, esses alimentos não irão agregar nada positivo a saúde das crianças. É recomendável que ao menos uma das refeições do dia seja feita na presença de toda a família.
✅De que forma devo oferecer os alimentos?
As texturas variam conforme a idade. Sempre respeite o desenvolvimento da criança, não tente acelerar, pressionar ou tratar a alimentação como obrigação ou castigo. Ofereça os alimentos mais macios como purês e papinhas no início, logo aos 6 meses. Depois de 8 meses, coloque um pouco de pedaços macios de alimentos e vá evoluindo a textura conforme a aceitação da criança.
✅Posso usar temperos nas comidas?
Os bebês não têm o comparativo de doce e salgado que temos. Mas é importante não adicionar sal à comida. Temperos como alho, cebola, cebolinha, salsinha podem ser utilizados e ainda estimulam o paladar da criança.
✅Pode dar fruta com casca?
Não é recomendável antes do primeiro ano de vida, pois o bebê ainda está aprendendo a digerir e a engolir. Após 12 meses, insira aos poucos e preste atenção para ver se não engasga.”