Kerfir

O que é Kefir?
Kefir é um probiótico parecido com o iogurte.
É um conjunto de bactérias que se alimentam da lactose e promovem a fermentação de um alimento, tornando-o potente probiótico.
Principais Benefícios do Kefir:
1 – Probióticos – o kefir ajudam a restaurar o balanço das bactérias “do bem” do nosso intestino.
2 – O kefir tem bem menos lactose do que o leite – além de ter enzimas que ajudam a quebrar ainda mais a lactose.
3 – Tem fortes propriedades antibacterianas.
Lactobacillus kefiri. Pesquisas mostram que esse probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias prejudiciais, como a salmonela, E. coli e Helicobacter pylori.
4 – O kefir é uma excelente fonte de cálcio e por isso é ótimo para retardar a progressão da osteoporose.
5 – É uma fonte de vários nutrientes:
Proteína, Cálcio, Fósforo, Vitamina B12, Riboflavina (vitamina B2), Magnésio e Vitamina D, além de ácidos orgânicos e peptídeos que auxiliam a saúde.
7– O soro do kefir é muito nutritivo. Para conseguir esse soro, é necessário deixar o kefir de leite coando em um pano de prato ou coador de café por algumas horas.
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Como fazer Kefir?
O mais comum é o kefir de leite.
Deixe-o fermentando no leite integral por, no mínimo, 24hs. O kefir promove a fermentação natural do leite conforme os lactobacilos vivos vão se alimentando da lactose.
O gosto é muito parecido ao do iogurte.
Existe também o kefir de água, que se alimenta do açúcar mascavo e também pode ser usado para fermentar sucos de frutas ácidas. Algumas pessoas colocam os grãos em suco de uva e o resultado fica parecido com vinho levemente frisante.
Como conseguir Kefir?
No Brasil existe uma espécie de rede de doação de kefir. Isso acontece porque o kefir se multiplica rapidamente e com isso, as pessoas tem que doá-los.
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