Berinjela e Seus Benefícios


Descubra os super poderes da beringela

A beringela
Além de altamente nutritiva, é gastronomicamente super versátil. Com sua casca de tom roxo escuro, a beringela é uma ótima aliada no combate ao colesterol. Outros benefícios incluem as suas propriedades diuréticas, funcionando como um laxante e tónico digestivo.
É um alimento de baixo valor energético, apresentando apenas 21 calorias por 100 gramas. Com baixo teor em gordura (0,1 g/100 gramas) é, maioritariamente, constituída por água (92,5%).
A tonalidade roxa deve-se à presença de antocianina na casca, que tem propriedades antioxidantes.
Auxilia no emagrecimento: o alto teor de água e de fibra, provoca uma sensação de saciedade.
Rica em nutrientes: possui vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), vitamina C, além de minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre, manganês e diversos fitonutrientes.
Possui um antioxidante que atua contra a ação de radicais livres que podem danificar as células do cérebro.
Equilibra a pressão arterial: a beringela é uma ótima fonte de antioxidantes que estimulam a produção do hormona aldosterona.
As vitaminas e minerais presentes ajudam a proteger a pele do envelhecimento precoce.
Controla o colesterol e saúde do coração: auxilia na redução do mau colesterol no sangue.
Como preparar e cozinhar:
A beringela é um verdadeiro aliado da Dieta Mediterrânica, podendo ser consumida, assada, cozida ou grelhada.
Junho e Outubro são os meses em que mais se produz beringela, mas hoje pode consumir beringelas ao longo de todo o ano, como parte de uma dieta equilibrada. Casca, polpa e sementes, tudo é comestível neste fruto.