Que Tal Emagrecer Com Prazer?

b84b86b7-39f5-4f8b-a084-c6f5eddd5c79-772-0000011c528d3854_tmpVocê é daqueles que acham que comer pouco logo cedo é a melhor estratégia para perder peso? Talvez seja melhor repensar essa ideia. Estudo publicado no International Journal of Obesity revelou que é mais fácil emagrecer começando o dia com um café da manhã rico em proteínas do que comer pouco sem direção. Investir em carnes magras, ovos e laticínios parece estar associado à menor ingestão de calorias durante o dia e maior sensação de saciedade, o que pode facilitar a perda de peso.
A pesquisa foi feita com adolescentes acima do peso que não tomavam café da manhã todos os dias. Eles foram divididos em três grupos: o primeiro continuou com o hábito de nem sempre tomar café, pulando a refeição em média cinco vezes por semana; o segundo começou a tomar café da manhã leve, com leite e cereais; e o terceiro aderiu ao café da manhã superproteico, com iogurte grego, ovos e carnes magras no cardápio.
O resultado da pesquisa deixou evidente que é mais fácil emagrecer comendo: após 12 semanas, o terceiro grupo tinha reduzido a ingestão de energia diária em 400 calorias, enquanto os outros dois grupos sentiram mais fome durante o dia e tiveram ganho de gordura corporal.
O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia por conta do tempo que ficamos em jejum durante a madrugada. Ao longo da noite, nosso corpo continua em funcionamento fazendo com que nossas reservas energéticas sejam praticamente esgotadas. É importante repormos essa energia perdida a fim de preservar nossa massa magra (músculos), segunda rota que o organismo encontra como fonte de energia.
Os nutrientes que causam saciedade e se relacionam com a perda de peso são dois: a proteína e a fibra. No caso do ovo, a sua associação com a perda de peso se dá por meio de suas proteínas de alto valor biológico. Para diminuir o peso, é necessário que cada quantidade de energia que consumimos pela dieta seja menor que a que gastamos para manter nossas funções vitais e realizar nossas atividades. Por seu alto poder de saciedade, o ovo e outras fontes de proteína favorecem a perda de peso. Em termos gerais, uma dieta que reduz a ingestão de energia em 500 kcal diárias deve considerar uma perda de peso de 1/2kg por semana.
Então, que tal caprichar no cardápio do café da manhã para emagrecer comendo? Veja três opções de café da manhã proteico para turbinar o seu dia com energia e nutrientes:
Receitas proteicas para emagrecer comendo
Panquecas de claras com cottage, tomate, orégano e manjericão.
Untar uma frigideira com azeite e dispor 2 claras de forma que a preparação fique bem fininha. Vire o lado assim que a clara ganhar forma, Rechear com 1 colher de sopa de cottage, tomate, manjericão e orégano a gosto. Enrolar como se fosse panqueca. Consumir imediatamente.
Omelete doce
2 claras + 1 banana pequena + 1 c. de sobremesa de farelo de aveia + canela a gosto + 1 c. de chá de whey protein. Misturar os ingredientes até formar uma massa homogênea. Untar uma frigideira com óleo de coco e acrescentar a massa. Vire o lado quando a omelete ganhar forma. Sirva imediatamente.
Smoothie proteico de cappucino
150ml de leite de amêndoas + 1/2 xícara de café preto + 3 c. de sopa de whey protein de baunilha + 1 c. de sopa de óleo de coco + canela e gelo a gosto. Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.
Lembre-se que, mesmo que seja possível emagrecer comendo, tudo em excesso faz mal e engorda. Uma alimentação saudável é balanceada e planejada de acordo com suas necessidades nutricionais. Na dúvida, consulte um nutricionista.