Não Extrapole Na Ceia Natalina

12431426_962450147163597_1534947336_n

Reunir a família e os amigos em volta de uma mesa com comidas típicas é comum nas festividades de Natal e Final do Ano. A mesa é composta normalmente por pratos saborosos, atrativos e bastante calóricos. O cardápio baseia-se em uma grande variedade de carnes: O tradicional peru, o tender, o bacalhau, o lombo, o filé e tantos outros,  sabemos que todos esses pratos são bem calóricos. O tradicional arroz branco ganha acompanhamentos como as frutas secas e castanhas, a tradicional farofa natalina.

As entradas que também não são leves, pois usam muito frios (embutidos), pastas, canapês, castanhas variadas, nozes, amendoins e tantas outras coisas tão calóricas.

Temos ao fim da ceia, as tradicionais sobremesas como as rabanadas, bolos e tortas natalinas, mousses e pudins, trufas e muito chocolate.

Então para amenizar mais os resultados, poderemos:

Iniciar a refeição pelas saladas cruas, preparadas com folhas e legumes e fomente o preparo entre os seus familiares. Elas contribuem para uma boa ingestão de fibras, vitaminas e sais minerais;

As frutas secas serão sempre muito bem-vindas, desde que consumidas com moderação.

Consumir rabanada com moderação pois é um prato muito calórico. Não mais que duas fatias.

O consumo de arroz e farofa podem e devem ser feitos, porém uma vez os dois sendo consumidos juntos, diminua pela metade a quantidade habitual de arroz.

Devido à variedade de carnes preparadas, a orientação é que se divida o consumo entre os dois dias de festividades. Não ultrapasse 2 fatias médias em cada dia.

Em relação aos doces, é claro que o consumo pode acontecer, porém não exagere nas porções e também divida a variedade existente entre os dias de festividades.

Uma dica de grande relevância para amenizar o sódio, visto que alguns alimentos foge do habitual: a água de limão é uma boa dica e também fácil de preparar. Em uma jarra com 2 l de água gelada acrescentar sumo de 5 limões, não adoçar e tomar essa água de limão no decorrer da festa, elimina sódio e gorduras. O limão contribui um pouco para o processo de desintoxicação.

Bom, meus amigos, essas são as minhas dicas de hoje.

Um Feliz Natal Para Todos.