Quer Reduzir Danos Causados no Natal e Ano Novo?

Quer reduzir danos causados no Natal e Ano Novo?

O Natal e o Ano Novo são datas para comemorações, confraternizações, projetos e esperança de um ano melhor. De um lado, a balança e o projeto de estilo de vida saudável em andamento. Do outro confraternizações regadas de “boas e calóricas” preparações. E agora?

Existem alimentos típicos desta época que trazem simbolismos, memória afetiva, superstições e tradições familiares. Quem não espera o final de ano para comer: rabanadas, panetone, tender, peru, pernil, castanhas, bacalhau e diversas sobremesas? Portanto, não é preciso evitar a comida do Natal e a ceia do Final do Ano, o importante é negociar, comer realmente o que gosta sem exageros e com moderação. São reuniões com muitas horas de duração, é necessário muito bom senso.

Mesmo em meio as festas e comemorações não negligenciem a atividade física, ainda que seja uma simples caminhada, vale a pena.

Dicas para os dias de Confraternização:

– Na preparação dos alimentos, reduza a quantidade de gorduras (óleo, azeite, manteiga, creme de leite, leite condensado, maionese, queijos). Sempre que puder utilize alimentos light, com redução de gordura;

– No momento das refeições, atenção à qualidade das preparações e ao tamanho das porções. Já ouviu falar em “redução de danos”? Reduza a quantidade das porções e faça escolhas, não precisa comer tudo que vê pela frente;

– Cuidado com as entradinhas e petiscos: evite salgadinhos e frituras, dê preferência aos salgados assados, brusquetas, canapés e barquetes;

– Não deixe a salada de lado. Não é porque é Natal que abandonamos o hábito saudável. Cuidado com molhos à base de creme de leite e maionese;

– Modere o consumo de bebida alcoólica, relaxe e divirta-se sem perder o controle.

Neste ano, as festas acontecerão durante a semana (quinta e sexta-feira), reorganize a alimentação no final de semana. Senão, a rabanada vira café da manhã, o panetone e o bolinho de bacalhau lanche da tarde, com alto prejuízo! No dia do almoço e da ceia, faça exercício físico, sem cobrança, performance ou estresse.

Não perca o foco e o controle durante as festas, negocie, coma com prazer e moderação o que valer! Não espere o início de 2016 para iniciar ou retomar o seu projeto. Retome a organização alimentar no período entre o Natal e o Ano Novo/ Réveillon. Nesta época, muitos recuperam o peso perdido e desanimam do processo de emagrecimento ou do projeto de mudança do estilo de vida. Depois que passam as festas, começa novamente a batalha para recuperar o tempo perdido e o peso adquirido.

Feliz Natal a todos e um Ano Novo de muita paz, amor e conquistas