Nutrição E A Terceira Idade
O envelhecimento é um processo fisiológico natural do ser humano, caracterizado por diversas alterações metabólicas e anatômicas que afetam a capacidade funcional do individuo. A manutenção da saúde nos diferentes estágios da vida é influenciada pela alimentação, que também influenciará a saúde no período de envelhecimento. Por esses motivos é necessária a ingestão energética e de nutrientes por meio de uma alimentação equilibrada. Além de ajustes no plano alimentar pode ser necessária a suplementação. Os idosos podem ser suscetíveis à deficiência de proteína porque consomem alimentos com menor conteúdo proteico, já que possuem dificuldades de mastigação.
A ingestão de proteínas pelo idoso deve ser adequada o suficiente para auxiliar na manutenção e recuperação de massa magra, sendo essencial o controle na dieta, levando em consideração a qualidade e quantidade desse nutriente.
A nutrição no idoso possui um papel fundamental para a prevenção e tratamento de doenças crônicas associadas ao envelhecimento. Apesar da eficácia de suplementos alimentares é necessário que a alimentação diária seja equilibrada e associada à prática de atividades físicas, tornando- se uma excelente estratégia de qualidade de vida a partir dos 60 anos.