Glúten – Faz mal? Dúvidas

O Dr. Flávio Steinwurz, gastroenterologista do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, especializado em doenças inflamatórias intestinais pelo Hospital Lenox Hill, de Nova Iorque, esclarece

O Glúten só faz mal para aquelas pessoas que tem alergia ou intolerância, nas outras pessoas o consumo de glúten não deve causar qualquer problema.

O Glúten não é extremamente engordativo, é uma proteína encontrada em cereais. Ocorre que os tais cereais, são utilizados na confecção de massas, que normalmente são ingeridas com molhos cremosos, calóricos e esse conjunto é o que torna o glúten engordativo. Quando se elimina o glúten e com isso se perde peso, deve-se levar em conta também a eliminação dos molhos, pois a grande maioria são engordativos.

Então a nível de esclarecimento, o glúten é contra-indicado para pessoas alérgicas. Trata-se de uma proteína e que se ingerida moderadamente e de forma correta, não acarretara aumento de peso. Assim também como não irá causar problemas caso seja eliminado da alimentação. Porém é preciso cautela e sempre tomar decisões com a  orientação de um profissional, seja ele médico ou nutricionista.

Mas, existem algumas correntes totalmente a favor da eliminação do glúten, existem comprovações de que o uso do mesmo inflama, dificulta a digestão,incha, provoca dores de cabeça e até depressão.

Portanto, cautela é a melhor maneira de lidar com essa proteína.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%BAten

http://glutenimage.tumblr.com

www.acelbra.org.br

www.glutenfreebrasil.com