Alimentos no Combate ao Câncer de Mama

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Depois de acompanhar mais de 30 mil mulheres por cerca de 20 anos, pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA, descobriram que as mulheres que possuem altos níveis de carotenoides correndo pelas veias, compostos de nutrientes encontrados em frutas e legumes, têm risco menor de desenvolver câncer de mama.
A pesquisa sugere que o efeito protetor é maior para o câncer de mama receptor de estrogênio negativo (ER-), que tendem a ser mais agressivos, têm pior prognóstico e menos opções de prevenção e tratamento.
Estudos anteriores já haviam ligado carotenoides ao menor risco de câncer de mama.
Agora, os autores analisaram dados obtidos a partir de estudos que abrangem um total de 7 mil mulheres (3.055 com câncer de mama e 3.956 controles), e olharam para as ligações entre câncer de mama e os níveis totais de carotenoides circulantes, bem como os individuais.
Os resultados mostraram uma associação inversa estatisticamente significativa entre o risco de câncer de mama e os níveis circulantes de carotenoides totais e individuais. “Esta análise sugere que as mulheres com maiores níveis circulantes de alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína + zeaxantina, licopeno e carotenoides totais podem estar em risco reduzido de câncer de mama”, afirmam os autores.
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“http://abiad.org.br/index.php/noticias/302-estudo-relaciona-alimentos-que-reduzem-cancer-de-mama
Uma dieta rica em carotenoides obtidos de frutas e vegetais oferece muitos benefícios à saúde, incluindo um possível risco reduzido de câncer de mama”, ressaltam os pesquisadores.
Carotenóides na dieta
Carotenóides são pigmentos de cor amarela, laranja e vermelha encontrados em plantas. Os tipos que os pesquisadores analisaram neste estudo são os mais comuns nas dietas norte-americana, ou seja, alfa-caroteno, beta-caroteno, beta-criptoxantina, luteína, zeaxantina e licopeno.
Legumes amarelos e alaranjados, como cenoura e abóbora, são ricas fontes de alfa e beta-caroteno. Espinafre também é uma rica fonte de beta-caroteno, embora a clorofila nas folhas esconda o pigmento amarelo-laranja. Batata-doce e couve (um vegetal de folhas da família do repolho) também têm grandes quantidades de beta-caroteno. Os tomates são uma rica fonte de carotenoide.